Retenção das
Informações....
O método a ser utilizado para retenção das informações estudadas varia
de acordo com o estudante, pois cada pessoa acaba por desenvolver a sua própria
técnica, enfatizando um ou outro dos métodos existentes. Há indivíduos visuais
(absorvem melhor aquilo que veem), outros mais auditivos (fixam com facilidade
o que ouvem) e outros ainda cenestésicos (gravam o movimento que realizam
quando escrevem). Cada um precisa descobrir de que jeito grava melhor as
informações, e deve formar o seu próprio método de estudo. O ideal é utilizar
mais de uma maneira. Apresentamos a seguir os 5 métodos de memorização mais comumente
conhecidos:
1. Método da Repetição - Trata-se da repetição contínua de um
texto, em voz alta ou não, com a finalidade de decorá-lo. Embora em alguns
casos seja necessária a memorização de um texto palavra por palavra, este
método tem as suas limitações: a memorização só dura um curto intervalo de tempo,
o volume de informações decoradas não pode ser extenso, e ela corre o risco de
não funcionar (não há garantias de que, na hora da realização de um exame, os
Textos decorados estarão disponíveis na memória).
2. Método da Associação - Consiste em associar algo que está
sendo estudado (nova informação) a uma coisa com a qual o estudante já esteja
familiarizado. Associa-se, desta forma, algo difícil de lembrar com algo fácil
de lembrar.
Podemos associar o que queremos memorizar com uma rima, com a palavra de
origem, com uma associação de fonemas, ou transformar a informação numa imagem
mental, associando-a com outra imagem.
3. Método do Empilhamento - Este método visa criar uma paisagem
mental, à qual serão acrescentados tantos quanto forem os elementos que se quer
memorizar. Cada item corresponde a uma figura inserida na paisagem, e o estudante
poderá se valer de criatividade, irreverência, exagero, cor e movimento.
4. Alfabeto Fonético - É um método mnemônico que associa números
a fonemas. Destina-se, portanto, à memorização de valores.
5. Palavras-Chave
Nos casos em não é necessária a memorização literal do texto (palavra
por palavra), podem ser utilizadas técnicas diversas: falar em voz alta,
elaborar resumos e esquemas gráficos (diagramas), reescrever o texto com as
suas próprias palavras, resumir o texto sem olhar para o original, elaborar
esquemas a partir do resumo, transformar o esquema em texto novamente, explicar
a matéria a um colega, etc. As possibilidades são infinitas.
Como orientação, podemos sugerir que, após a pré-leitura e a primeira
leitura, seja realizada uma terceira leitura acompanhada da marcação do texto
(grifo), de modo a sinalizar as ideias centrais e os tópicos a serem
memorizados. Após isto, podem ser realizadas anotações ou esquemas gráficos,
sintetizando a matéria estudada. Com a finalidade de verificar se a retenção se
realizou, o estudante
Pode, inicialmente com o resumo ou o esquema gráfico em mãos, tentar
reconstruir o texto estudado (mental ou oralmente). Posteriormente, ele poderá
aferir se consegue reconstruir o texto sem as suas anotações.
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